terça-feira, 4 de outubro de 2016

Tempo das colheitas!


TEMPO DAS COLHEITAS

    O mês de Setembro coincide com a época das colheitas! Este ano em menor quantidade, dizem os agricultores, como que a fazer jus ao ano bissexto em que nos encontramos. É certo que são menos os que dependem hoje exclusivamente do trabalho agrícola, pois entre nós continua a persistir uma agricultura de subsistência, assente no minifúndio. Não obstante, muitos são os que trabalham pequenas leiras de terra, recolhendo alguns dos seus frutos, que contribuem como boa ajuda para a subsistência familiar.

   Mas o tempo das colheitas detém uma carga simbólica, que o tempo foi esbatendo. Era neste período que os arrendatários - nos séculos passados denominados como foreiros ou enfiteutas - pagavam as rendas aos seus senhores, proprietários de largas parcelas de terra, pois na sua maioria estas eram agricultadas, assegurando a base da subsistência das populações e da economia da época. Dividiam-se as parcelas dos cereais nas eiras e cada um recolhia a parte que lhe pertencia; acrescendo ao foreiro a obrigação de entregar, ao seu senhor, parte de outros produtos, bem como o dízimo, que nem sempre pertencia à Igreja. Este sistema cessou nos finais do século XVIII, dando lugar a uma nova conceção do domínio da terra, muito mais democratizado. Pese embora nalguns espaços persistisse uma forma próxima dessas rendas antigas até períodos relativamente próximos de nós. Com o aprofundamento dos avanços tecnológicos, a beneficiar as grandes explorações agrícolas, e com as migrações internas das aldeias para as vilas e cidades, particularmente na segunda metade do século XX, as terras foram ficando cada vez mais sujeitas ao abandono. Muitas delas dando lugar a matos e a pinheiros. Hoje, muitas dessas terras, entre nós, foram invadidas pela monocultura do eucalipto, espécie florestal de crescimento rápido - não obstante a sua ação nociva para os solos, particularmente no que se refere ao equilíbrio dos lençóis freáticos -, como meio de rendimento igualmente rápido. Certo é que esta nova conceção da terra e da sua exploração se tem manifestado como lesiva para o bem-estar das populações, para o equilíbrio ecológico e mesmo para a biodiversidade que é uma riqueza a múltiplos níveis. Os recentes incêndios que assolaram o país, e que tanto nos perturbaram também a nós, vieram colocar-nos a questão do domínio da terra e das formas de exploração que devem ser permitidas. Não obstante a permanência da posse da terra na pessoa dos seus titulares, há hoje quem defenda uma nova intervenção dos municípios e uma dependência dos titulares face às suas orientações. Mais: há mesmo quem defenda, face à incúria de alguns proprietários, que a gestão das florestas deveria passar mesmo para o domínio público, assegurado precisamente pelos municípios, pagando os proprietários uma taxa associada a essa gestão, na qual se integraria a limpeza dos terrenos e a sua reflorestação. Tudo isto discutível; é certo!

   Inequívoca é a consciência de que necessitamos de uma nova conceção de exploração da terra, particularmente se florestada. Certamente que poucos agricultores, ou detentores de largas faixas florestais, têm capacidade de as gerir sozinhos, sobretudo quando urge um plano global para as múltiplas parcelas, englobando-as em áreas maiores, onde se possa repensar o modo de reflorestar, providenciando a uma nova fisionomia da floresta em Portugal.

   Urge, muito particularmente, providenciar a uma reflorestação com diversidade de espécies florestais, umas autóctones, outras implantadas, segundo a conveniência de um plano devidamente elaborado.

   Se o usufruto da terra passou a ser um direito particular, que nós não questionamos; a sua exploração requer presentemente novas formas de compromisso comunitário. Entre os foros do passado e o abandono do presente, é necessário um meio-termo que providencie à conveniente exploração da terra, seja a agricultada, seja a destinada à floresta. Este é um caminho de decisão – pois a reflexão está praticamente feita e vertida em lei – que tem de ser assumido por todos os intervenientes: proprietários, autoridades públicas e mesmo instituições associativas, criadas ou a criar. A bem da nossa segurança, do equilíbrio ecológico e da diversidade paisagística que, para além da segurança, constitui a mais-valia de ser atrativa até do ponto de vista turístico. Algo que nos diz tanto, nas terras bairradinas! Que não nos falte a coragem para implementar as medidas que, nas atuais circunstâncias, urge tomar!

Pampilhosa, 15 de Setembro de 2016
Pe. Carlos Alberto Godinho
(15ª Reflexão)

 

Tradição e Igreja!


TRADIÇÃO E IGREJA

    Com o início do mês de Setembro, retomamos o comum das nossas vidas, particularmente no âmbito profissional. Mas o início deste mês significa igualmente a abertura de novos ciclos de vida e de aprendizagem. Assim acontece com as nossas escolas, onde em breve se retomarão os ritmos normais de ensino e aprendizagem, num novo ano letivo; na atividade de algumas empresas e espaços comerciais, onde o ritmo de laboração e de vendas se retomam até ao próximo verão; entre muitas outras atividades que se reiniciam, após um período mais longo, ou breve, de paragem ou de relativa acalmia.

   Também a Igreja retoma as suas atividades próprias, segundo um plano pastoral, agora em elaboração, depois de um tempo de manutenção das atividades indispensáveis à vivência e celebração da fé, no contexto do período de férias. Cada vez mais, em conformidade com as novas exigências do mundo e da própria realidade interna da Igreja, necessitamos de definir orientações claras de ação, partilháveis por todos os elementos das comunidades cristãs, especialmente por aqueles que nelas exercem maior responsabilidade. Sabemos que para a maioria dos batizados, que nem sempre têm prática cristã, a Igreja deve é manter essencialmente a tradição; isto é, manter simplesmente os seus ritos e gestos, repetidos no contexto de cada ato sacramental, tempo litúrgico ou momento do ano e respetivas festividades. Contudo, não é assim! A palavra tradição, proveniente do latim traditio, com o significado de «entrega» ou de «transmissão», significa, para a Igreja, a permanente receção da Palavra de Deus e dos conteúdos da fé, para iluminar, com a sua força, a vivência das pessoas e das comunidades, em permanente evolução. E se há tempo que exige da Igreja uma capacidade de resposta célere, esse tempo é este, em que vivemos, particularmente acelerado pelos desenvolvimentos tecnológicos e sociais. A igreja, quer nos conteúdos da sua ação pastoral, sem por em causa os princípios da fé, a que chamamos dogmas; quer na sua forma de agir, não pode permanecer em imobilismos estéreis, incapazes de responder à vida das pessoas. Assim, como em tudo o mais, também na Igreja a tradição é viva: os conteúdos da fé adequam-se a novas realidades pessoais e sociais e as formas de realização sintonizam igualmente com cada tempo e suas características. Só assim a Igreja será fiel à sua missão e ao homem a quem é enviada.

   Acontece, contudo, um paradoxo frequente: aqueles batizados que mais reclamam a adequação doutrinal da Igreja à vida das pessoas, são frequentemente os mesmos que pretendem musealizar as práticas eclesiais, requerendo que tudo se faça da mesma forma, como nas décadas ou mesmo séculos precedentes. Tal acontece porque se retém da tradição simplesmente a forma e não o conteúdo, quantas vezes desconhecido ou desvalorizado.

   Sem dúvida que a tradição, na Igreja, é um fator essencial. Precisamente porque ela recebe, transmite e interpreta a Revelação de Deus, oferecendo um alimento sólido ao povo de Deus e a todos os homens de boa vontade. Sabendo, todavia, que essa receção, transmissão e interpretação se operam em conformidade com a história dos homens e as novas realidades eclesiais.

   Na hora presente, fruto das múltiplas transformações sociais e humanas, das limitações de agentes pastorais na Igreja, especialmente do número de sacerdotes e suas capacidades, e da necessidade de a Igreja se reorganizar pastoralmente, de modo a responder a todas as comunidades e seus membros, de igual forma, continuaremos, entre nós, a nossa caminhada de aprofundamento da Unidade Pastoral da Mealhada, com uma única proposta pastoral à diversidade de paróquias que a integram. Será uma crescente oportunidade de comunhão, na partilha da diversidade de identidades paroquiais. Todos os cristãos, bem como os homens e mulheres de boa vontade, estão chamados a colaborar na construção deste tempo novo, segundo o dinamismo do Espírito de Deus que, em cada tempo, suscita sempre novas respostas para as novas necessidades da Igreja e do mundo. Que saibamos todos acolher este dinamismo e levá-lo à prática! Na fidelidade a Deus e aos homens do nosso tempo!


Pampilhosa, 08 de Setembro de 2016
Pe. Carlos Alberto da Graça Godinho
(14ª Reflexão)

Diálogo inter-religioso!


DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO 

    Em sociedades multiculturais, como são cada vez mais as nossas, nos países europeus, necessitamos de nos abrir à diversidade de culturas, a novos modos de ser e de pensar, com a crescente presença de irmãos nossos de outros quadrantes geográficos; mas igualmente de nos abrir à diversidade de cultos e de formas de relação com o sagrado. Necessitamos de um verdadeiro diálogo inter-religioso.

   Este diálogo, que hoje se enquadra na identidade própria de sociedades seculares, onde os regimes políticos não professam qualquer credo, é definido pelo Concílio Vaticano II como a promoção da «mútua estima», «respeito e concórdia», «no reconhecimento de toda a legítima diversidade» (GS. 92), advertindo mesmo o Concílio: «exorto pois os filhos [da Igreja Católica] a que, com prudência e caridade, por meio do diálogo e da colaboração com os seguidores de outras religiões e dando testemunho da fé e da vida cristã, reconheçam, conservem e promovam os bens espirituais e morais, assim como os valores socioculturais nelas existentes» (NA. 2). E este tem sido, de facto, o procedimento da Igreja Católica, na sua generalidade, ao longo das últimas décadas.

   Contudo, para que haja um verdadeiro diálogo, tem de existir reciprocidade e respeito mútuos. De igual modo, o Estado, enquanto garante dos direitos dos povos, tem de usar de iguais critérios no tratamento de todas as vivências e formas de expressão religiosa. Isto é, exige-se um diálogo vivido na igualdade, na diversidade e sem demissões de uma ou outra parte.

   Acontece, ao invés, que na Europa, com uma presença cada vez maior de outras confissões religiosas, particularmente islâmicas, se vive um crescente laicismo, procurando afastar todos os traços cristãos presentes na cultura e na identidade europeia. Mais ainda: procurando limitar a legítima ação da Igreja Católica, de forma explícita ou culturalmente implícita. Por vezes com laivos de um certo jacobinismo, que se funda nalgumas das suas expressões próprias do pós Revolução Francesa. Aliás, não esqueço que a União Europeia, aquando da aprovação do Tratado que estabelece uma Constituição para a Europa, de 2004, se recusou a referir no seu Preâmbulo as suas raízes cristãs, para apenas referir os valores provenientes do Iluminismo e, muito particularmente, da Revolução Francesa.

   Não já numa perspetiva política – embora também politicamente a Europa ande à procura de si mesma -, mas numa perspetiva cultural, tenho a sensação de nos aproximarmos dos finais do séc. V, quando o Império Romano do Ocidente, decaído política e culturalmente, foi invadido pelos povos então denominados bárbaros. Não se trata já de uma nova invasão política, mas sim de uma séria transformação cultural e religiosa, que emerge, transformando a fisionomia da Europa numa realidade completamente diversa.

   Não advogo, de modo algum, a necessidade de regressarmos a Estados confessionais. Neste sentido, partilho da opinião de D. José Policarpo, anterior Patriarca de Lisboa, que referia frequentemente que a secularização, cujas raízes se encontram no Cristianismo, é um bem para os Estados, mas também para a Igreja. Necessitamos, isso sim, de não olvidar a nossa identidade histórica e cultural, para sedimentarmos os valores que sempre nos nortearam.

   O autêntico diálogo religioso alimenta-se do respeito mútuo entre religiões, mas também da imparcialidade e respeito dos Estados face a todas as formas de vivência religiosa. Também assim se constrói uma sociedade livre, igual e fraterna – para referir os ideais que a Europa perfilha como seus fundamentos, na sua organização, ação e definição de formas de vivência em comum.

Pampilhosa, 11 de Agosto de 2016
Pe. Carlos Alberto Godinho
(13ª Reflexão)

 

 

 

Férias!


FÉRIAS

   O mês de Agosto é, pela sua natureza, o tempo de férias por excelência! Faz-se genericamente uma pausa nas atividades quotidianas, quer a nível pessoal, quer mesmo – nalguns setores – a nível institucional e empresarial. É ainda, para muitos dos nossos concidadãos, o tempo de regresso ao país de origem (o seu País!), para usufruírem do desejado reencontro familiar e do reencontro com o torrão que lhes serviu de berço.  O mês de Agosto é ainda tempo de múltiplas celebrações e festas, sejam elas religiosas, convívios locais ou familiares. É especialmente o tempo de rumar à beira mar ou à serra, para aí usufruir do descanso que estas paragens proporcionam. O mês de Agosto, no cômputo dos meses do ano, tem assim características muito peculiares.

   Não é por acaso que os anglo-saxónicos designam, desde o séc. XIX, este período como a silly season, referindo-se ao período de férias de políticos, tribunais e até mesmo de jornalistas, remetendo-nos para um conceito de tempo sem grande informação, em que se privilegiam assuntos perfeitamente secundários ou de menor interesse. A silly season significa, portanto, este período do ano tipificado pelo surgimento de notícias frívolas nos media.

   Contudo, as férias são um direito dos trabalhadores, a que o Papa João Paulo II, na sua Carta Encíclica Laborem Exercens integra no conjunto das denominadas «subvenções sociais», inserindo-as no «direito ao repouso» (LE. 19), que compreende não apenas o justo descanso semanal, pelo menos ao «domingo» (LE. 19), mas igualmente o direito ao «descanso mais longo: as férias uma vez por ano ou, eventualmente, algumas vezes durante o ano, divididas por períodos mais breves» (LE. 19). Este direito foi adquirido já no segundo quartel do séc. XX, vindo depois a desembocar na Declaração Universal dos Direitos do Homem, aprovada a 10 de Dezembro de 1948, onde se estabelece, no artigo 24º: «Toda a pessoa tem direito ao repouso e aos lazeres e, especialmente, a uma limitação razoável da duração do trabalho e a férias periódicas pagas».

   Mas o tempo de férias não vale como realidade em si mesmo; é importante enquanto constitui paragem nas atividades quotidianas, permitindo o necessário repouso pessoal, após um tempo longo de trabalho; o enriquecimento humano, pela maior disponibilidade para a família, amigos e conterrâneos; de desenvolvimento pessoal e cultural, pois é propício à leitura, à realização de viagens e visita ao património; ou simplesmente à realização mais serena de hobbies pessoais. O tempo de férias está ao serviço da pessoa e do seu desenvolvimento pessoal e comunitário. Fator importante é sempre o encontro com os outros, a partilha, seja ela vivida em família, entre amigos ou em grupo. Outros há, ainda, que aproveitam o tempo de férias para efetuar um balanço pessoal da suas vidas e reacertarem perspetivas de futuro, nos caminhos de peregrinação; ou, no mesmo contexto, tempo de repouso e de reencontro espiritual, com os demais e com Deus. O tempo de férias tem rostos diversificados, como diversificadas são as opções de quem as vive! Mas o tempo de férias nunca pode ser entendido como um simples far niente; pois ele é, sim, um período aberto a uma enorme riqueza humana e a possibilidade de uma enorme criatividade.

   Não podemos esquecer aqueles que, não obstante verem assegurado este direito – ao gozo das férias -, não podem usufruir delas por limitações de carater económico, familiar ou pessoal. Também nós, em comunidade, podemos minimizar estas dificuldades, proporcionando localmente, a todos estes, meios de descanso, de valorização cultural ou de encontro interpessoal, num esforço de criatividade que valoriza as comunidades de pertença.

   A todos, votos de boas férias!

  

Pampilhosa, 04 de Agosto de 2016
Pe. Carlos Alberto Godinho
(12ª Reflexão)

Sabedoria e Misericórdia!


SABEDORIA E MISERICÓRDIA


   Quem trabalha na edição de vídeo ou de áudio, sabe que para se chegar a um produto final de qualidade é necessário, muitas vezes, fazer replay de conteúdos, selecionar parte destes, cortar, refazer e, então sim, editar. Tudo para que o produto final seja emitido como se idealizou e com a qualidade necessária.

   Nas nossas vidas gostaríamos, por certo, de poder proceder de igual modo: fazer stop naquilo que nos perturba, replay naquilo que resultou mal, para então selecionar o que gostamos e o que não gostamos, o que nos agrada e desagrada, na nossa história pessoal, revermos o que nos magoou e nos feriu, e então, sim, poder cortar, refazer, para que a nossa história surja mais límpida, realizada e feliz. Isto é, gostaríamos de poder editar as nossas vidas para as refazer. Mas isto não é possível!

   E perante esta impossibilidade o que fazer? Cair no desânimo? No abatimento? Permanecer numa atitude de ressentimento?

   Não! O caminho tem de ser outro: o da sabedoria, para nos alegrarmos com os nossos sucessos, e o da misericórdia para nos perdoarmos e seguirmos em frente, refazendo em cada presente o que falhou no passado. Sim, a misericórdia para connosco: esse caminho de aceitação humilde de nós mesmos e das nossas falhas, a aceitação incondicional do que somos, da nossa própria história, para então construirmos o presente e o futuro com outra decisão. Afinal só o presente constitui um verdadeiro desafio para nós! O passado serve-nos de lastro, para um recomeço contínuo.

   Confrontamo-nos, todavia, com alguma frequência, com algumas atitudes pessoais, na relação connosco mesmos, que limitam o nosso desenvolvimento humano: o orgulho de quem acha que não tem nada de que se arrepender, como se algum de nós fosse impecavelmente perfeito, falseando eventualmente a vida e impedindo o seu crescimento pessoal; o ressentimento, essa atitude de quem regressa permanentemente ao passado para se julgar ou punir, atitude que é fonte de permanente tristeza e sofrimento, pois reaviva sentimentos de dor, de sofrimento e de inaceitação; ou ainda a agressividade, que mais não é senão a projeção sobre os demais das nossas próprias frustrações e limites.

   Ora, a atitude mais eficaz para se ser feliz é precisamente a sabedoria: na capacidade de integração e aceitação de tudo o que somos e vivemos, sempre dispostos a recomeçar de novo. A vida é sempre, em cada dia, uma nova oportunidade de recomeço, mesmo quando algumas dificuldades do passado limitam o nosso presente. Há sempre uma nova forma de encarar a vida, até que esta, no dealbar dos dias, se complete. Mas isto pressupõe a capacidade de nos amarmos; isto é, de termos por nós uma autêntica estima, que não se confunde com egocentrismos ou vaidades, mas sim a atitude sincera de nos querermos bem. E há gente que, consciente ou inconscientemente, não se quer bem!

   Para quem é crente e descobriu já o verdadeiro rosto de Deus, sabemos que Ele nos ama tal como somos, não esperando que sejamos perfeitos para nos amar. É Ele quem afirma, a certo passo da Escritura: «Acaso pode uma mãe esquecer-se do menino que amamenta, não ter carinho pelo fruto das suas entranhas? Ainda que ela se esquecesse dele, eu nunca te esqueceria!» (Is. 49, 15). Se Deus nos ama assim, como não amarmo-nos e aceitarmo-nos a nós mesmos? Ele criou-nos para sermos felizes. Ora, se a felicidade é o nosso verdadeiro destino, está nas nossas mãos a decisão, vivida na simplicidade, humildade e misericórdia, de sermos construtores desta «pátria» que almejamos! Sempre num contínuo recomeço!

  
Pampilhosa, 28 de Julho de 2016
Pe. Carlos Alberto G. Godinho
(11ª Reflexão)

Personalidade!

PERSONALIDADE

    Ainda no rescaldo da vitória de Portugal no Campeonato Europeu de Futebol, ficam-nos sentimentos diversos, que vão desde a simples celebração do acontecimento, até à reflexão das atitudes que permitiram este feito, inédito, mas merecido, para o futebol português. Desde logo, a equipa nacional, como um todo, está de parabéns, sabendo que o resultado é coletivo! Mesmo que se evidencie algum jogador, este jamais poderá ser isolado dos demais elementos da equipa – do capitão ao guarda-redes! O que nos permite concluir que só o empenho conjunto consegue resultados surpreendentes! Sem dúvida que a coesão daquela equipa nos serve de modelo a uma coesão nacional, em que cada um é convocado a desempenhar as suas tarefas, visando sempre, todos nós, um autêntico desígnio comum, um verdadeiro bem comum.  

   Por outro lado, há uma atitude inequívoca de vontade, resiliência e capacidade de superação, que nos leva a admirar como aqueles jogadores conseguem dar tudo em campo, almejando alcançar um sonho! Esse sonho feito realidade! São modelos para nós, estes jogadores, de uma necessária capacidade de amor à pátria, de sentido de serviço, de esforço, de superação pessoal e coletiva, no sentido de alcançarmos os nossos desígnios nacionais. Sim, de alcançar um sonho nacional – um país próspero e verdadeiramente equitativo. Tal supõe a necessidade de abraçarmos projetos comuns, que não podem confundir-se com meros interesses particulares ou de grupo, infelizmente ainda tão presentes na nossa sociedade, marcada por diversos corporativismos que se sobrepõem ao interesse coletivo.

  Não deixo de registar ainda aquela outra atitude, do nosso Cristiano Ronaldo, que, enquanto capitão da equipa, convence o João Moutinho a ser um dos marcadores dos pénaltis, que haviam de levar à vitória sobre a Polónia, rematando a conversa com Moutinho afirmando que é necessário ter “personalidade”! Personalidade que aqui significa assumir a responsabilidade, ter caráter e não desistir face às exigências do momento, mesmo que ele seja delicado. A mesma personalidade que Cristiano Ronaldo evidenciou, aquando do jogo da final do campeonato contra a França, pois que saindo lesionado, naquele desaire pessoal e coletivo, passados apenas cerca de trinta minutos de jogo, não o demoveu de estar presente ao lado do treinador, incentivando, mobilizando, dirigindo os seus colegas de equipa, naquele prolongamento que conduziria à vitória! Aquela presença que levou muitos jornalistas a afirmar que naquele momento Portugal passou a contar com dois treinadores. Pessoalmente, se admirava já o Cristiano Ronaldo pelas suas capacidades técnicas, como futebolista, bem como algumas qualidades humanas, que me habituei a reconhecer, não pude deixar de me emocionar com tal força e determinação de caráter, com tal personalidade, que tinha como objetivo maior a conquista de um troféu para Portugal, nem que isso custasse “sangue, suor e lágrimas”. Também este seu contributo, não já do jogador em campo, mas do capitão em exercício de motivação e orientação, foi determinante para o desempenho dos seus colegas de equipa. Sim, ele estava com eles: se a sua força não se podia fazer dentro das quatro linhas, fazia-se sentir fora destas, mas com a mesma determinação! Que belo exemplo de liderança, de agregação de vontades, de direção! Todos nós temos muito a retirar, enquanto aprendizagem, desta personalidade e capacidade de liderança! Se todos nós, cada um no âmbito dos seus trabalhos e competências,  fossemos capazes de tal determinação, como seriamos vencedores em tantos áreas da nossa vida em sociedade. Se quem tem a atribuição da liderança política em Portugal, , nacional ou local, tivesse a mesma “personalidade”, a mesma capacidade de definir um desígnio nacional e de colocar ao seu serviço todo este empenho pessoal, Portugal seria um país vitorioso! Nas diversas áreas das suas competências, enquanto país, como no desporto! Parabéns à Seleção Portuguesa, pelo feito alcançado, mas igualmente pelo singular exemplo que é para nós!

Pampilhosa, 21 de Julho de 2016
Pe. Carlos Alberto Godinho
(10ª Reflexão)

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Desenvolvimento Turístico e Misericórdia


DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO
E MISERICÓRDIA
 
   Desenvolvimento turístico e misericórdia é a reflexão que pretendemos propor, neste início de época balnear, de 2016, e no Ano Santo da Misericórdia, que estamos a viver. Partindo da compreensão da misericórdia e da sua conciliação com a atividade turística, deter-nos-emos em três focos fundamentais: misericórdia e pessoa do turista; misericórdia e serviço ao bem comum; misericórdia e sustentabilidade ambiental.
 
1. Misericórdia e Turismo

    A misericórdia, abundantemente refletida ao longo deste ano, define-se como «comiseração pela desgraça alheia» e «compaixão»[1]. Santo Agostinho, num dos seus Sermões, considera-a mesmo como a capacidade de encher o coração de um pouco da miséria dos outros, recordando que na composição deste conceito se encontram dois termos: «miséria» e «coração»[2]. Mas a misericórdia, que pode aparecer ao mundo hodierno com um pendor negativo, é sumamente a expressão da caridade – do amor de Deus para com os homens e do amor dos homens entre si. Manuel Morujão explicita: «Misericórdia é capacidade de atenção e de ajuda aos outros; é vulnerabilidade, deixando-nos tocar pelas necessidades e sofrimentos alheios; é ir ao encontro do próximo, num amor prático e realista, sabendo intuir o que os outros desejam e precisam»[3]. Daí que conclua que «o centro, o coração do amor é a misericórdia»[4]. Ora, Deus é por excelência misericordioso. Como afirma São Tomás de Aquino: «É próprio de Deus usar de misericórdia e, nisto, se manifesta de modo especial a sua omnipotência»[5]. Sabendo que o rosto visível desta misericórdia divina é o próprio Cristo (MV. 1), pois «o mistério pascal é o ponto culminante da revelação e a atuação da misericórdia» (DM. 7). E o Papa João Paulo II afirma que «a Igreja vive vida autêntica quando professa e proclama a misericórdia, o mais admirável atributo do Criador e do Redentor, e quando aproxima os homens das fontes da misericórdia do Salvador, das quais ela é depositária e dispensadora» (DM. 13).
   Se toda a Igreja é chamada a viver este valor essencial – a misericórdia -, também a Pastoral do Turismo o deve tomar como princípio seu, incentivando a que toda a atividade turística o tenha presente na sua realização. Desde logo, no acolhimento sincero de cada pessoa, em autêntico amor fraterno, respondendo às suas necessidades. Depois, na capacidade de viver, em toda a sua extensão, as obras de misericórdia, na relação interpessoal e institucional, em que o turismo se realiza. E, por fim, incentivando a que cada pessoa, em tempo de lazer, com maior disponibilidade de reflexão e meditação, aprofunde este atributo de Deus, dispondo-se a viver a misericórdia à imagem de Deus que é misericordioso (cf. MV. 15).

2. Desenvolvimento Turístico e Misericórdia

    Na consideração da ação turística e misericórdia, deverão assumir especial incidência as Obras de Misericórdia, que o Papa Francisco nos convida a redescobrir ao longo deste ano Jubilar (cf. MV. 16). Não numa consideração restrita do seu conteúdo, mas sim na abertura ao seu significado profundo, enquanto princípios de renovação de todo o serviço ao próximo.

a) Misericórdia para com a pessoa do turista:

    Como indicado já noutras ocasiões, a pessoa do turista tem de constituir o centro de toda a atividade do turismo, considerando que este é uma ação de pessoas para pessoas. Na perspetiva cristã, reafirma-se o princípio, enunciado pelo Papa João Paulo II, de que «a pessoa humana é o caminho da Igreja, caminho que está de certo modo na origem de todos os caminhos pelos quais deve caminhar a Igreja, porque a pessoa – toda a pessoa, sem exceção – foi redimida por Cristo» (RH. 14). Assim, considerando que cada pessoa se realiza na satisfação das suas múltiplas necessidades, numa permanente interação com os demais, «através de numerosos laços, contactos, situações e estruturas sociais» (RH. 14), compreendemos quanto o turismo contribui para este desenvolvimento da pessoa, respondendo a algumas dimensões da sua existência – do merecido repouso, à experiência de diálogo com os demais e suas respetivas culturas, à valorização cultural, revitalização espiritual, ou à realização de uma autêntica solidariedade que concretize a «civilização do amor»[6]. Nestas vivências se entrelaçam tanto as obras de misericórdia corporais, como espirituais, que se evidenciam nas atitudes de acolhimento, de partilha fraterna, mas igualmente na correção sincera, quando em causa possam estar valores pessoais, culturais ou patrimoniais. O acolhimento – «núcleo central da pastoral do turismo»[7] - é o primeiro dever de cada comunidade recetora, congregando, na sua realização, boa parte das obras de misericórdia corporais, atendendo particularmente àquela que define a necessidade de acolher o peregrino, pois nela se evidencia a vulnerabilidade de quem se encontra longe da sua pátria, da sua casa, bem como da comunidade humana de pertença, necessitando, portanto, de um especial cuidado de quem o acolhe.

b) Misericórdia e serviço ao bem comum:

    Partindo de uma visão igualmente alargada das obras de misericórdia, devemos afirmar convictamente que o turismo deve servir a todos e não apenas a algumas pessoas ou segmentos da sociedade. Desde logo, deverá promover-se um turismo que contemple os direitos e deveres dos trabalhadores do setor. Não raro, os períodos de maior afluência de turistas são marcados por exigências que podem descurar os direitos destes trabalhadores: direito ao justo descanso, à convivência familiar, à celebração da fé, ou mesmo à sua valorização cultural, mediante o acesso a atividades culturais próprias destas épocas. Não descurando, ainda, o sentido de justiça na devida remuneração, seja pela atenção às tabelas salariais, seja pela relação entre tempo de trabalho e sua justa compensação económica.

   Por outro lado, o turismo, enquanto atividade económica, viabiliza o desenvolvimento comum, quando as receitas da atividade turística são reinvestidas em proveito do bem de todos. Neste sentido, «dar de comer a quem tem fome», «dar de beber a quem tem sede», ou «vestir os nus», ganham um sentido bem preciso, pois o desenvolvimento económico de um país, também mediante as receitas do turismo, devidamente redistribuídas e reinvestidas, contribuem para o desenvolvimento de todos e de cada um, num compromisso de construir uma sociedade cada vez mais justa e equitativa, onde as necessidades materiais de cada cidadão se satisfazem. Considerando, ainda, que a atividade turística potencia, pela sua própria natureza, uma multiplicidade de atividades, denominadas secundárias, como a agricultura, o artesanato, entre outras, que favorecem o desenvolvimento pessoal e comunitário, respondendo às necessidades materiais de cada pessoa e de cada comunidade.

c) Misericórdia e sustentabilidade ambiental:

    O turismo tornou-se hoje um fenómeno de massas. Todos nós sabemos que são cada vez mais as pessoas em mobilidade devido ao turismo, com tendência para aumentar a cada ano que passa. Se o turismo é uma fonte de oportunidades para turistas, empresas, governos e comunidades locais[8], não deixa de ser igualmente fonte de preocupações, particularmente sociais e ambientais. Numa perspetiva de «ecologia integral»[9], a pessoa humana deve ocupar o primeiro lugar nestas preocupações, pois «o bem comum pressupõe o respeito pela pessoa humana enquanto tal, com direitos fundamentais e inalienáveis orientados para o seu desenvolvimento integral» (LS. 157). Infelizmente, o turismo nem sempre serve princípios positivos, pois algumas pessoas que promovem a atividade turística, ou que dela usufruem, «utilizam-na muitas vezes para fins ilícitos, em alguns casos como meio de exploração e, noutros, como uma oportunidade de agressão contras as pessoas, culturas ou a natureza»[10]. Daí que o Papa Francisco nos convide a alargar horizontes, no sentido de considerarmos uma «ecologia integral», que «inclua claramente as dimensões humanas e sociais» (LS. 137).

   Do ponto de vista estritamente ambiental, não podemos deixar de atender à poluição produzida pelos resíduos, particularmente pelos não biodegradáveis, bem como ao excessivo consumo de recursos e suas consequências para a alteração das paisagens, para a saúde das pessoas e para a sustentabilidade das comunidades humanas aí organizadas, particularmente quando estes espaços são de densa acumulação em termos de atividade turística. Nestes contextos há que implementar, ainda com maior eficácia, medidas de defesa do ambiente e, consequentemente, de defesa das comunidades e respetivas pessoas. Urge, por isso, implementar «uma mudança de estilos de vida», que sendo pessoais, poderiam «exercer pressão salutar sobre quantos detêm o poder político, económico e social» (LS. 206), como refere o Papa Francisco. Ora, na hora histórica que vivemos, necessitamos de exercer essas obras de misericórdia que nos convocam a «dar bom conselho» e a «corrigir os que erram». A realidade ambiental, no nosso tempo, requer uma nova consciência pessoal e uma autêntica correção fraterna, para atendermos àquele princípio que o Papa Francisco enuncia: «o clima é um bem comum, um bem de todos e para todos» (LS. 23).

   Desenvolvimento turístico e misericórdia constitui, pois, um forte desafio a toda a ação pastoral na área do turismo. Não apenas numa dimensão de consciência interna da Igreja, mas num autêntico e empenhado diálogo com o mundo, particularmente através daqueles que desempenham funções diretas na área do turismo[11], de modo a que esta atividade se desenvolva de forma mais justa, solidária, equitativa e ao serviço do autêntico bem comum. Iluminados pelas obras de misericórdia, sentimo-nos animados a viver um turismo mais humano e humanizante, na promoção de todos e na defesa da nossa casa comum.

Lisboa, 07 de Julho de 2016
Pe. Carlos Alberto da Graça Godinho*



[1] Cf. Voc. Misericórdia. In Costa, J. Almeida e Melo, A. Sampaio – Dicionário da Língua Portuguesa. 7ª ed. Porto: Porto Editora, 1994, p. 1211.
[2] Santo Agostinho – Sermão 358 A. In CONSELHO PONTIFÍCIO PARA A PROMOÇÃO DA NOVA EVANGELIZAÇÃO – Os Padres da Igreja e a Misericórdia. Lisboa: Paulus Editora, 2015, p. 57.
[3] MORUJÃO, Manuel – Celebrar e Praticar a Misericórdia. Subsídios para viver o Ano Jubilar da Misericórdia. 2ª Ed. Braga: Secretariado Nacional do Apostolado da Oração, 2015, p. 142.
[4] Ibidem, p. 142.
[5] PAPA FRANCISCO – O Rosto da Misericórdia. Bula de proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Prior Velho: Paulinas, 2015, p. 9, nº 6.
[6] PAPA JOÃO PAULO II – Diálogo entre as Culturas para uma Civilização do Amor de Paz. Mensagem para a celebração do XXXIV Dia Mundial da Paz. Vaticano, 8 de Dezembro de 2000, nº 20.
[7] CONSELHO PONTIFÍCIO PARA A PASTORAL DOS MIGRANTES E ITINERANTES – Orientações para a Pastoral do Turismo. Braga: Edição da Obra Nacional da Pastoral do Turismo, 2015, nº 19, p. 26.
[8] Cf. PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A PASTORAL DOS MIGRANTES E ITINERANTES – Mil Milhões de turistas, mil milhões de oportunidades. Mensagem para o Dia Mundial do Turismo 2015. Cidade do Vaticano, 24 de Junho de 2015.
[9] PAPA FRANCISCO – Carta Encíclica Laudato Si. Lisboa: Paulus Editora, 2015, pp. 105 a 121.
[10] CONSELHO PONTIFÍCIO PARA A PASTORAL DOS MIGRANTES E ITINERANTES – Orientações para a Pastoral do Turismo. op. cit., nº 4, p. 8.
[11] Cf. CONSELHO PONTIFÍCIO PARA A PASTORAL DOS MIGRANTES E ITINERANTES – Orientações para a Pastoral do Turismo. op. cit., nº 29, p. 39.
* Diretor da Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT).