sexta-feira, 24 de junho de 2016

Humildade


HUMILDADE 

   Uma das características que mais enobrece a vida humana é a qualidade da humildade. É certo que a palavra humildade, que provém do latim humilitate, significa coisas tão distintas como a qualidade do que é humilde, modéstia, submissão ou inferioridade. Daí que tendamos a confundir, não raro, humildade com humilhação, enquanto desvalorização de algo ou de alguém.

   A verdade é que a humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, verdade e respeito. Ser humilde é ser simples e genuíno.

   A humildade não é nem retraimento de si, nem desconsideração dos outros. Pelo contrário: a humildade, enquanto qualidade positiva e benéfica, permite-nos, a título pessoal, avaliar, com verdade, as nossas capacidades – com suas potencialidades e limites – e tornar-nos decididos na luta pela realização de objetivos pessoais. E, na relação com os demais, leva-nos a compreender que ninguém é melhor ou pior do que os outros, mas que todos devem ser igualmente reconhecidos na sua dignidade, com autêntica cordialidade, honestidade e respeito.

   Vem esta minha reflexão a propósito do Europeu de Futebol, que estamos a viver. Não porque alguém tenha desrespeitado os seus adversários; mas porque tendemos a querer celebrar por antecipação o que ainda não foi alcançado no seu espaço próprio – o estádio! Bem sabemos que o desporto compreende estas atitudes, de disputa entre «adversários», ainda por antecipação. Mas também aqui, como em tudo na vida, devemos ser mais simples e humildes. É que só assim, sem perder a garra e o entusiasmo, que nos levam a apoiarmo-nos numa causa comum, seremos capazes de nos incentivar a crescer nos nossos objetivos, mas sem desconsiderar aqueles que connosco se confrontam.

   Neste sentido, a humildade, numa perspetiva construtiva, compreende algumas atitudes que me parecem fundamentais: a tomada de consciência de nós mesmos, com simplicidade, e a definição clara de objetivos pessoais ou de grupo; o esforço sério, o trabalho, e a exigência para que estes sejam alcançados; o respeito pelos outros, nomeadamente pelos companheiros e adversários, sem nunca descurar as suas capacidades; o confronto sério, respeitoso e equilibrado, onde a excelência se alcança como resultado do nosso esforço; e, por fim, a capacidade de celebrar as vitórias pessoais ou de grupo, sem nunca humilhar quem connosco se bateu por um sucesso semelhante. E assim no desporto, como na vida!

    Certamente que muitos de nós, a outros níveis, já experimentámos exemplos singulares de humildade. Como o daquele professor catedrático, que após ter atingido o cume da excelência na sua área de ensino e investigação, passeava o seu cão no espaço do Jardim Botânico, em Coimbra, acolhendo com simplicidade alunos e professores, que com ele se cruzavam, e para com quem tinha sempre uma palavra simples e amiga. Ou ainda, um outro professor, reconhecido internacionalmente pelas suas descobertas na área da botânica, que ao chegar junto dos seus alunos, antes de iniciar as aulas, começava por os abraçar. Ou aquele padre artista, de obra plástica singular, que nunca deixou de ser o homem de postura simples e fraterna, mesmo no contexto do seu reconhecimento pessoal. Exemplos singulares que me marcaram!

   A humildade abre-nos, efetivamente, ao desenvolvimento de nós e à valorização aos outros; enquanto o orgulho, atitude antagónica da humildade, nos fecha nas nossas certezas adquiridas, limitando o nosso crescimento pessoal; e fechando-nos, igualmente, ao sincero, respeitoso e frutuoso reconhecimento dos outros. Compreendemos, assim, a máxima de Ernest Hemingway: «o segredo da sabedoria, do poder e do conhecimento é a humildade»; e ainda esta outra, de Rabindranath Tagore: «Quanto maiores somos em humildade, tanto mais próximos estamos da grandeza»[1].

 

Pampilhosa, 23 de Junho de 2016

Pe. Carlos Alberto G. Godinho

(6ª Reflexão)



[1] Cf. http://www.citador.pt