sexta-feira, 14 de julho de 2017

Gestão Turística e Identidade


GESTÃO TURÍSTICA E IDENTIDADE!

   Estamos no verão! Período do ano em que a maioria das pessoas aproveita para viver alguns dias de férias, retemperando as forças após um ano de trabalho. Mas o verão, para nós, portugueses, tem significado também um maior afluxo de turistas estrangeiros, que nos visitam, aproveitando as qualidades naturais e culturais do nosso país, para usufruírem do mesmo descanso e de algumas atividades lúdicas que Portugal lhes possa proporcionar.

   Certo é que, apesar de o verão ser o período de turismo por excelência, o fenómeno turístico, particularmente de incoming (entrada de turistas estrangeiros em Portugal), já não se resume apenas a esta estação. Com fluxos diferentes, a entrada de turistas regista-se ao longo de todo o ano. O que é uma enorme vantagem económica, pois Portugal tem beneficiado profundamente desta atividade, fazendo com que o país se afirme cada vez mais como destino turístico.

   Todavia, há que salvaguardar alguns princípios fundamentais na gestão turística, para que esta atividade não se sobreponha a outras, conduzindo a situações de instabilidade e insustentabilidade. Como o boom turístico tem sido muito grande, nos últimos anos, há cada vez mais particulares, a par das grandes empresas do setor, a procurar beneficiar das vantagens económicas desta atividade. O que, em parte é legitimo, mas acarretando vários perigos.

   Todos sabemos que os fluxos do mercado – e o turismo, em boa parte, insere-se também aí – se definem por oscilações, variando entre movimentos em alta e em baixa, e não na permanência de uma linha contínua ou sempre em crescendo. Essa é a opinião unânime dos especialistas em economia e comprovável pela história. Portugal beneficia, de momento, ao nível do turismo, de vários fatores: das suas qualidades internas, que é fundamental promover; mas também de múltiplos condicionantes externos, que conduzem à opção por este destino turístico. Daí a necessidade de pensarmos o presente, mas também com o olhar no futuro. Ora, o preocupante é vermos muita gente a querer esgotar o presente sem essa perspetiva de futuro, na gestão da atividade turística, com prejuízo para a identidade das comunidades e com a possibilidade de comprometer o futuro próximo. Há dias ouvia a notícia de que vários proprietários de imóveis nos bairros típicos de Lisboa estão a notificar os seus inquilinos para que abandonem estes espaços, sob pretexto de quererem efetuar obras de fundo nestes imóveis. Sabendo que a lei permite ações de despejo com base neste pressuposto, a verdade é que muitos destes proprietários estão a reconverter os seus imóveis para alojamento familiar, destinando-os precisamente à atividade turística. E aqui está a perversão de um sistema, gerando instabilidade – particularmente para quem é morador – e futura insustentabilidade – pois é possível que não tenhamos, no futuro, mais longínquo, tantos turistas na cidade como presentemente. Conclusão: retiramos dos bairros os habitantes que lhes dão o seu verdadeiro rosto, com uma cultura típica, que tende a apagar-se, perdendo-se o que é genuíno e atrativo nestes bairros; indiferenciamos os espaços, o que lhes rouba o seu interesse; e futuramente podemos não ter turistas a ocupar estes imóveis; o que conduzirá, inevitavelmente, à perda de identidade e à desertificação destes espaços históricos. Ainda que sabendo que a venda de imóveis a estrangeiros, em Lisboa, seja atrativa, mas conscientes de que estes são, para eles, apenas uma segunda residência. O que, na prática, não inverte a tendência de desertificação, já tão acentuada pela falta de condições de habitabilidade nos centros históricos; essa, sim, uma situação a reverter.

   O que acontece em Lisboa, acontece igualmente no Porto, nalguns espaços típicos da cidade, a serem igualmente reconvertidos quase exclusivamente para a atividade turística. Mas, fundamentalmente devemos atender a perigos semelhantes que possam alargar-se a outros âmbitos de ação comunitária, seja ela económica, social ou cultural, sempre que depreciamos ou abdicamos dos nossos valores e da nossa cultura, para dar lugar ao que nos é estranho! Quando assim é, perdemos a nossa identidade e nosso interesse! É que muitos dos estrangeiros procuram-nos devido ao sol, à beleza das nossas paisagens, à nossa gastronomia… mas também devido à nossa alma, presente nos nossos elementos identitários! Se os perdermos, estaremos a comprometer-nos na nossa identidade, mas também na oferta turística que fazemos a quem nos visita.                                  
 
Pampilhosa, 13 de Julho de 2017
Pe. Carlos Alberto G. Godinho
(53ª Reflexão)