sábado, 14 de janeiro de 2017

Homilia - Celebração das Bodas de Prata de Missa Nova


CELEBRAÇÃO DAS BODAS DE PRATA PRESBITERAIS

Águas Belas – 29.12.2016
 

   Caros Padres, irmãos no sacerdócio ministerial
   Caros Irmãos e Irmãs

   Há vinte e cinco anos atrás, neste mesmo dia do ano, após ter recebido a graça da ordenação presbiteral, na Catedral de Coimbra, pelas mãos do Senhor D. João Alves, de feliz memória, regressava a esta paróquia natal para celebrar a minha Missa Nova. Era, então, Festa da Sagrada Família, o domingo da oitava de Natal.

   Vinte e cinco anos depois regresso, para convosco e aos pés de Maria, a Senhora da Graça, que tantas vezes aqui invoquei, dar graças a Deus pelo dom do presbiterado; dom que o Senhor me concedeu a favor da Sua Igreja.

   O ministério do presbítero, a quem comummente denominamos simplesmente como padre, radica numa especial configuração com Cristo, pois, mediante o Sacramento da Ordem, aquele que o recebe, «por meio da unção do Espírito Santo», fica marcado com um caráter especial que o configura com Cristo-Sacerdote, a fim de poder «agir em nome de Cristo-Cabeça», participando daquela autoridade com que «o próprio Cristo edifica, santifica e governa o Seu Corpo» (PO. 2).

   Ora, celebrar vinte e cinco anos de ministério sacerdotal, motivo de alegria e de comunhão convosco, há-de ser, prioritariamente, um grande momento de louvor ao Senhor pelo dom da Sua graça! Sim; pois sem mérito algum da minha parte, foi o Senhor quem, nestas paragens, me olhou, me chamou, para depois me consagrar e enviar às comunidades cristãs que servi e atualmente sirvo, fortalecendo-me sempre com os dons da sua graça. Mistério de amor que suplanta as minhas capacidades humanas, dom absoluto de Deus, que suprindo todos os meus limites, continua a realizar, através dos meus gestos e das minhas palavras, a missão que, sendo sua, continua a confiar-me. Missão esta que acolho na simplicidade e na humildade e para a qual invoco permanentemente a força do Seu Espírito, para que também eu, como o apóstolo, no meio das dificuldades e limites, possa ouvir da boca do Senhor: «Basta-te a minha graça, porque é na fraqueza que a minha força se revela totalmente» (2Cor. 12, 9).

   O espírito desta celebração, em que agradecemos o ministério e, nela, o mistério do amor de Deus a favor da Sua Igreja, necessita de ser permanentemente aprofundado: por mim, para que possa renovar permanentemente a minha configuração com Cristo, Bom Pastor; e por cada um de nós, para que nesta comunidade cristã surjam novas vocações sacerdotais para o serviço da Igreja, em total disponibilidade, de modo a que, com o seu contributo indispensável, em comunhão com o bispo diocesano e seu presbitério, contribuam para a «edificação do corpo de Cristo» em cada comunidade paroquial, onde tornem visível a Igreja Universal (cf. LG. 28), congregando-as em família de Deus, na fraternidade que tende para a unidade, conduzindo-as por Cristo e no Espirito até Deus Pai (cf. LG. 28).

   Ao celebrar vinte e cinco anos de ministério sacerdotal, brotam do meu coração duas atitudes fundamentais, que partilho agora convosco: gratidão e compromisso.

1. Gratidão

   No mistério da Sua encarnação, Jesus Cristo quis assumir toda a nossa humanidade e historicidade. O Deus Menino, apresentado no templo e proclamado, pelo velho Simeão, como «salvador», «luz das nações» e «glória de Israel» (Lc. 2, 30 – 32), como ouvimos no Evangelho, numa referência já à sua identidade como o «Messias do Senhor», assume também, com Maria e José, a nossa realidade familiar. Levando-O ao templo, a família de Nazaré cumpre as prescrições rituais, próprias da lei de Moisés e o Menino é reconhecido como o Salvador. À imagem de Maria e José, cada família é chamada a realizar a sua missão singular, de cumprir quanto lhe é pedido, para que os seus filhos, como Aquele Menino, possam crescer em «sabedoria», em «estatura» e em «graça» (cf. Lc. 2, 52).

   Neste sentido, ao dar graças a Deus pelos vinte e cinco anos da minha ordenação presbiteral, agradeço-Lhe o dom da minha família e, particularmente, o dom de meus pais. Foram eles quem, à imagem de Maria e José, me apresentaram à Igreja e aqui me trouxeram para receber a graça do batismo. Foram eles, ainda, quem, na simplicidade e na dedicação, me testemunharam a fé, a mim e a meus irmãos, para que descobríssemos o rosto próximo do Deus feito Carne; preparando assim o caminho para a minha total consagração.

   De igual modo, dou graças a Deus por esta Comunidade Paroquial de Águas Belas. À imagem de Simeão, foi ela quem me ensinou a reconhecer naquele Menino, apresentado no templo, o «Messias» Salvador, a ponto de formar em mim o desejo de lhe consagrar a minha vida e de a dedicar ao anúncio desta Boa Nova, tornando-a alcançável a todos os povos (cf. LC. 2, 31). Foi na catequese, mediante o testemunho vivo das minhas catequistas; na liturgia, onde exerci, com alegria, o ministério de acólito; no grupo coral, onde cantei os louvores do Senhor; ou naquele grupo de jovens, de existência efémera, mas que me permitiu, em comunhão com a ação sócio-caritativa, viver a proximidade com os mais idosos e doentes; que se foi aprofundando a minha fé e o meu compromisso cristão. Enfim, foi na vida desta comunidade e no vosso testemunho que me preparei para responder ao Senhor que, então, me chamava. Tal como no testemunho sacerdotal dos meus párocos, distintos entre si, mas complementares, encontrei o primeiro modelo de vida sacerdotal. Percurso de fé que se havia de aprofundar e orientar em ordem ao ministério, nos Seminários que frequentei, dando hoje graças a Deus pelos meus formadores e diretores espirituais, com quem discerni, aprofundei e formei a minha vocação sacerdotal; pelos meus colegas, que comigo, de modo fraterno, trilharam caminho semelhante; pelas paróquias de estágio pastoral, onde vivi, na prática, o sentido do serviço; bem como pelos grupos que integrei e que me prepararam para a diversidade da vida eclesial.

   Volvidos vinte e cinco anos sobre a minha ordenação presbiteral, dou graças a Deus, muito particularmente, pelas paróquias que servi e sirvo, pois foram elas que me acolheram e acolhem, para aí realizar o presbiterado que o Senhor me confiou a seu favor. Na amplitude cronológica de vinte e cinco anos, recordo o Seminário Menor da Figueira da Foz, onde iniciei o ministério, ainda diácono; a Paróquia de Paião, onde primeiramente paroquiei, como vigário paroquial; para recordar, depois, as Paróquias de Mira, Praia de Mira, Vilamar e São Caetano; Alhadas, onde colaborei na ausência do pároco; Covões e Bolho, onde permaneci ao longo de cinco anos; para nestes últimos dezassete anos servir as Paróquias de Luso, Trezói, Casal Comba, Mealhada, de que fui pároco interino; e, desde há quase dez anos, a Paróquia de Pampilhosa, cuja paroquialidade me está confiada atualmente conjuntamente com a de Luso. Assumindo ainda, no presente, os novos desafios pastorais com a constituição da Unidade Pastoral da Mealhada. Recordo ainda os serviços diocesanos, com um especial olhar para a Escola de Leigos, atualmente Escola de Teologia e Ministérios; bem como para a Igreja em Portugal, que entendeu confiar-me a direção da Obra Nacional da Pastoral do Turismo. Dou graças a Deus, pois em cada uma destas comunidades e serviços se realizou e realiza o desígnio do Senhor a meu respeito. Agradeço-Lhe, ainda, a diversidade de leigos e presbíteros que comigo trilharam e trilham o serviço pastoral, na necessária complementaridade a bem das comunidades cristãs; bem como agradeço aqueles que, ao longo destes anos, me apoiaram e apoiam espiritual e humanamente.

   Enfim, um olhar grato sobre o passado, que me permitiu ser o que fui, ao longo destes vinte e cinco anos, e sou no presente, recordando especialmente cada uma das pessoas com quem, nas suas alegrias e esperanças, angústias e dores, inquietações e certezas, partilhei e partilho a minha vida. Por tudo isto, faço hoje minhas as palavras do salmista: «Cantai ao Senhor um cântico novo; cantai ao Senhor, bendizei o Seu nome» (Sl. 95).

2. Compromisso

   Celebrar vinte e cinco anos de ministério ordenado é, ainda, momento de balanço – tempo para aferir da minha identificação com Cristo Bom Pastor e de renovar o meu empenho no serviço à Igreja. O percurso, pesem embora as incertezas da história, para cada um de nós, estará eventualmente a meio. Assim, este é um tempo de novo compromisso; tempo de reafirmar os propósitos da primeira hora - da ordenação -, confirmados pelo Bispo, quando este concluía, diante dos propósitos daquele que ia ser ordenado: «Queira Deus consumar o bem que em ti começou». Uma nova hora para assumir que «chamado por um ato de amor sobrenatural, absolutamente gratuito» (DMVP. 13), o Senhor me pede que ame a Igreja como Ele a amou, consagrando-lhe todas as minhas energias e dando-me com caridade pastoral, na entrega quotidiana da minha própria vida (cf. DMVP. 13).

   Mas esta é igualmente uma hora de estímulo para as comunidades cristãs: no sentido de redescobrirem a natureza e missão do ministério do presbítero; e de assumirem o seu compromisso de despertar vocações sacerdotais no seu seio, para que não lhes faltem os dons da graça e da santidade com que Deus permanentemente as adorna, desde logo mediante o sacramento da Eucaristia.

   Necessitamos, hoje, de outras famílias, nas comunidades cristãs, que ofereçam e preparem novos sacerdotes para o seu povo, para que nunca lhe falte o anúncio da Palavra, a celebração dos sacramentos e a edificação, na caridade, da autêntica família de Deus, tendo como modelo a família de Nazaré.

Conclusão

   As comunidades cristãs, que me estão confiadas, quiseram assumir como lema destas celebrações, das minhas bodas de prata presbiterais, a expressão inscrita no memorando da minha ordenação: «Sei em Quem acreditei!» Retirada da 2ª Carta a Timóteo, esta expressão insere-se na profissão de fé de Paulo, quando este exorta Timóteo – seu «filho muito amado» (2Tm. 1, 2) – a reanimar o dom que Deus lhe concedeu pela imposição das suas mãos (cf. 2Tm. 1, 6); convidando-o a nunca se envergonhar «do testemunho de Nosso Senhor», participando, com ele, «nos trabalhos do Evangelho, fortificado pelo poder de Deus» e centrado no mistério pascal do Senhor Jesus Cristo, mediante o qual Deus nos salvou e chama à santidade (cf. 2Tm. 1, 9). Paulo diz sofrer por causa deste testemunho, mas sem nada lamentar, porque sabe em quem acreditou (cf. 2Tm. 1, 12).

   Queridos irmãos e amigos, também eu agora vos peço: rezai por mim! Para que acolha esta exortação de Paulo e a viva no meu ministério: «reanimando constantemente o dom da fé»; na alegria de testemunhar continuamente o mistério do Amor de Deus; renovando a entrega da minha vida ao anúncio do Evangelho, no meio das alegrias e provações, mas sem nada lamentar; para que a graça de Deus chegue a todos os que me são confiados, por «Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus» (1Cor. 1, 24); e todos cheguemos à salvação. Que Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, a quem aqui invocamos como Senhora da Graça, e a quem entreguei o meu ministério, interceda por mim e por todos nós. Ámen!