terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

O Regresso do Filho Pródigo!

Em tempo de Quaresma, deixo aqui uma sugestão de leitura. Mais do que indicar o autor e o nome do livro, deixo este excerto, que é de uma enorme doçura e diz muito do coração de Deus:

"Ao longo de toda a minha vida tenho lutado por encontrar Deus, por conhecer Deus, por amar a Deus; procurei seguir as directrizes da vida espiritual - orar constantemente, trabalhar pelos outros, ler as Escrituras - e evitei muitas tentações de arranjar desculpas. Falhei muitas vezes, mas voltei sempre a tentar, mesmo quando estive à beira do desespero.
Agora pergunto se durante todo este tempo tive ou não suficiente consciência de que Deus andou a procurar encontrar-me, conhecer-me e amar-me. A questão não é: «Como hei-de encontrar Deus?», mas: «Como hei-de deixar que Deus me encontre?». A questão não é: «Como posso conhecer Deus?», mas: «Como posso deixar que Deus me conheça?». Finalmente, a questão não é: «Como vou amar a Deus?», mas: «Como vou deixar amar-me por Deus?» Deus anda por longe à minha procura, tratando de me encontrar e desejando levar-me para casa."
Henri Nouwen, O Regresso do Filho Pródigo, pp. 118 - 119.