sábado, 30 de junho de 2007

Evangelização hoje!

Na sequência de uma reunião de catequistas, reflectia alguns aspectos que é necessário assumir para levar a cabo uma séria Evangelização nos dias de hoje.
Em primeiro lugar, não podemos pretender Evangelizar contra a cultura de hoje, com saudades de um clima passado mais propício a esta tarefa. Isto é, somos enviados a Evangelizar o homem de hoje em todas as suas circunstâncias: sociais, culturais, afectivas, etc. Nisto podemos ter presente o exemplo de São Paulo, que soube falar aos homens de seu tempo, partindo da sua cultura e das suas vivências.
Em segundo lugar, exige-se hoje um Catecumenado sério, um verdadeiro caminho de Iniciação Cristã, adaptado a estes novos tempos, que permita alcançar os objectivos da Evangelização: formar verdadeiros discípulos de Cristo. Para tal, este caminho há-de ser de iluminação intelectual, afectiva, celebrativa e de verdadeiro compromisso, tendo em conta as diversas vertentes de uma verdadeira Iniciação Cristã: ao conhecimento doutrinal , à celebração, à oração, à vivência moral e ao empenho missionário.
Para que seja possível este processo, cada vez mais havemos de cuidar dos agentes de Evangelização. Aqui assume particular importância o ministério do Catequista nas nossas comunidades. Ele tem de ser pessoa carismática, capaz de exercer a missão a que é chamado pela comunidade e, portanto, coerente com todo o projecto cristão. Antes de mais, ele é chamado a ser testemunha da verdade que anuncia.
O modo como se efectua, ou não, esta Evangelização é estruturante de toda a vida das nossas comunidades. Não teremos vivências de compromisso cristão e comunitário sem este compromisso primeiro de uma iniciação completa, que contemple todas as vertentes apontadas.
E afinal, importa recordá-lo sempre, esta é a tarefa primeira confiada à Igreja: "Ide e anunciai a Boa Nova!"