terça-feira, 20 de novembro de 2007

Mudança necessária!

"Mudar de estilo e de mentalidades não é o mesmo que mudar a cor das vestes litúrgicas ou afinar os cânticos das missas - é mudar tudo.
"Os cristãos portugueses estão mal preparados, vivem agarrados a uma religiosidade popular mal fundamentada e isso faz com que entre o fim da infância e o início da idade adulta boa parte das ovelhas se pisgue do redil. Em Portugal baptiza-se quase tudo à nascença, aos sete anos faz-se a primeira comunhão e aos 15 despacha-se o crisma - como se fosse possível aos sete alguém compreender a profundidade da eucaristia e aos 15 estar em condições de afirmar a maturidade da sua fé. Esta juvenília religiosa é boa para se chegar aos noventa e tal por cento de católicos em Portugal, mas leva a que aos 15 esteja feita a licenciatura cristã e que aos 18 já só haja jovens no coro. Isto sim vale a pena debater e falar muito a sério. Vamos continuar a falar em paninhos de rendas, latim e incensos ou vamos tentar ser sérios e mudar onde as coisas precisam realmente mudar?Será que há essa vontade?"
Publicado no blog Padres Inquietos
A isto eu chamo falar directo e chamar as questões pelo nome! Daqui se depreende a necessidade urgente (melhor: absoluta!) de uma verdadeira Catequese de Adultos.
A experiência a iniciar na paróquia de Pampilhosa, com catequistas próprios, espero que seja um primeiro passo. Mesmo que seja modesto será um primeiro passo.
É urgente formar catequistas que ajudem adultos a crescer na fé e a assumir com garra esta acção da Igreja, tal como se assume a Catequese de Infãncia e Adolescência!
Este é, indiscutivelmente, o caminho!