
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Nuno Álvares Pereira

Admira-me, contudo, é como este homem que sobe ao mais alto posto militar; que é detentor de grande riqueza, proveniente da sua condição; íntimo da Corte Real, que serviu com lealdade e dedicação; vem depois a adandonar tudo para se fazer um simples irmão leigo carmelita, numa total doação da sua vida a Deus, recolhido em oração. Como hoje referia, na Eucaristia, é um dos modelos de homem que sabe descobrir o bem maior e a ele entregar toda a sua vida. Lá longe, na história, a sua vida continua a ser o espelho que brilha e nos indica a verdadeira Luz, que é Cristo, o único Senhor.
Tenho ainda um afecto especial por este Santo da Igreja (a sua visão beatífica é já sinal de santidade) pois nasceu em Cernache do Bonjardim, a 24 de Julho de 1360, num concelho que pega com o meu. Além disso, a sua família, particularmente o seu irmão Rodrigo Álvares Pereira, detinha propriedade própria na minha freguesia. Por isso a memória deste santo, enquadrado no seu contexto familiar, me faz senti-lo mais próximo de mim.
Que ele, bem aventurado, interceda por nós e nos permita descobrir o bem maior - Cristo a quem descobriu como sua maior riqueza!
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Barack Obama!

terça-feira, 4 de novembro de 2008
Sondagem do Blogue: «Qual a maior necessidade da Igreja, hoje?»

Desde há algum tempo que tinha no meu blogue uma sondagem sobre «Qual a maior necessidade da Igreja, hoje?»
O resultado final, após algumas pequenas variações, confirma a tendência inicial. Aqui fica o resultado:
1º - Desenvolver uma espiritualidade mais profunda - 18 votos (30%);
2º - Adequar a linguagem aos novos tempos - 17 votos (28%);
3º - Promover a formação cristã - 16 votos (27%);
4º - Rever conceitos morais - 6 votos (10%);
5º - Reunir um novo Concílio - 2 votos (3%).
Sem pretender fazer qualquer leitura exaustiva, devo considerar que os três primeiros aspectos se aproximam muito, uma vez que a variação entre eles é miníma. Em segundo lugar, confirmando a mesma tendência expressa noutros âmbitos, o elemento que maior relevo assume é precisamente a necessidade de uma espiritualidade mais profunda. Torna-se este um desafio interessante ao nosso modo de assumir a missão da Igreja e sua fundamentação. Ao mesmo tempo, poderá ser um sinal maior a exigir uma outra profundidade na vida da Igreja. Curioso, também, é o facto de muito poucos expressarem a necessidade de se reverem conceitos morais. E menos ainda a considerar a necessidade de reunir um novo Concílio. Óbviamente que este é um espaço aberto a todos e é sempre impossível definir o perfil de quem consulta o blogue. Numa perspectiva pessoal, foi de grande utilidade esta sondagem. Ainda que não muito expressiva, em termos de número de participantes, uma vez que expressaram a sua opinião apenas 59 pessoas, fica como uma amostragem muito curiosa.
Neste sentido, agradeço, portanto, a todos os que se dignaram participar.
Pe. Carlos Godinho
Subscrever:
Mensagens (Atom)